AFLAMUARTE - HISTORIA

     Em 01 de setembro de 1958, nascia a FLAMU-ARTE, fundada por Assis Cordeiro dos Santos, no centro da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, À rua Ten. Cel. Cardoso, 361. O ramo era móvel de ferro batido, uma novidade na época, e a empresa, em menos de cinco anos, já estavam vendendo móveis em geral.

     A partir de 10 de março de 1963, adotou-se o nome "A FLAMU-ARTE", como razão social. A expansão levou o casal Assis e Leni Maria, a construírem no local, um prédio próprio, alugando o prédio vizinho, onde instalaram a loja. De 1971 a 1975, a firma pouco inovou, e após esse período, o filho do casal de nome Roberto, entrou em ação, junto À família, passando a ajudar nas vendas, instalando luminoso defronte ao prédio, um showroom, e em pouco tempo, o faturamento triplicou.

     No ano de 1978, Assis deixou a sociedade, desanimado com uma crise no negócio, e a família sobreviveu a duras penas. Roberto montou uma empresa, mas não foi bem sucedido, retornando para tentar um recomeço. Foi a partir daí que, as vendas foram diversificadas, inicialmente com parceria de proprietários de lojas do ramo de eletrodomésticos. Com as mudanças sucessivas, como design da loja, nova decoração e uma seção na sobreloja, os lucros logo despontaram, e no ano seguinte foi uma Kombi zero Km, a primeira aquisição da empresa, em veículos próprios.

     O conhecimento com Sr. Ataliba, da Albernaz Cia Ltda, em Rio Bonito, abriu novos horizontes, e Roberto viajava para essa cidade, com a finalidade de adquirir novos modelos de vasos de cerâmica, em Itaboraí, hospedando-se em casa do amigo Ataliba. A conversa entre eles girava sempre em torno dos negócios e daí surgiu o interesse pela venda de carne seca, já que Sr. Ataliba era um grande atacadista de cereais. Com as orientações recebidas, Roberto agiu em Campos, fornecendo então, para quase toda região.

     No início de 1980, os negócios tinham crescido e prosperado, surgindo À necessidade de maior expansão. Nos fundos da loja de móveis, se estocava produtos alimentícios, então D. Leni decidiu desativar o ramo de móveis e eletrodomésticos. Como a empresa já tinha um bom cadastro, e merecedora de crédito no mercado, alterou apenas a sua atividade comercial para Atacado de Secos e Molhados, e começou uma nova era empresarial.


      Roberto já com grande experiência comercial, dedicou-se totalmente À sua empresa. Logo foi acrescido novo veículo, e grandes parcerias comerciais surgiram como: Gessy Lever, Nestlé, Cica, etc... A loja já não cabia tantas mercadorias, então se mobilizou para a construção do prédio na Av. São Fidélis 445, no Pq. Leopoldina, com área de estocagem bem superior a da loja.

     A Construtora contratada na época abriu falência, dando grande prejuízo aos contratantes, mas Dr. César, um profissional gabaritado, se empenhou na conclusão da obra.

     O progresso foi eminente, e em dois anos, nova necessidade de ampliação, feita através de uma permuta, com uma grande área, na Av. Alberto Lamego, defronte ao Clube de Regatas Saldanha da Gama. Ressurgiram o sonho de uma grande empresa, com toda infra-estrutura e novamente Dr. César estava presente na construção deste novo empreendimento. Sendo assim, em junho de 1990, a empresa mudou tornando-se um dos maiores e mais moderno atacadista da região, resultado de muito trabalho e competência.

     Com o mercado concorrido, em 1994, no Plano Real, a empresa resolveu investir forte no atacado, mas com todos os resultados negativos que o Plano Collor ofereceu, surgiram os prejuízos, e como a empresa estava capitalizada, teve tempo para ações urgentes.

     Na Feira anual ABRAS, no RJ, em 1999, em entendimento com fornecedores, resolveu-se investir no varejo, usando parte do depósito da Av. Alberto Lamego, inaugurando o AFA SUPERMERCADO. Despontava para Roberto, a esperança num novo futuro, e agora aliado À sua nova sócia e esposa Graziela, novos esforços foram concentrados nesse novo projeto.

     A empresa passou a funcionar À rua Gov. Theotônio Ferreira de Araújo, 45, no Centro da cidade, e deu-se início ao novo projeto, com acesso fácil e excelente atendimento aos clientes. O supermercado A Flamu arte, nunca parou de se modernizar, estando sempre em busca da melhora de sua estrutura até os dias atuais, sendo a loja reformada constantemente e com aparelhos de ponta para acompanhar o mercado tecnológico e agilizar o atendimento aos clientes.





     O atacado permaneceu inovando, no ano de 2004 com o atendimento por telefone, mais conhecido como tele vendas, com intuito de atender a todos os clientes da cidade de Campos dos Goytacazes e Região. Dentro desta esfera a nossa logística, de estrutura bastante avançada foi mantida com excelência, mas sempre buscando o aprimoramento.



     Em primeiro de Novembro de 2015, pudemos dar início a uma nova etapa, abrir os portões da sede e colocar o atacado para funcionar, só que agora com o chamado "Atacarejo". O Atacarejo não é um supermercado, é a venda de produtos com preços de atacado, vendido tanto em embalagens fechadas quanto em unidades, proporcionando aos nossos clientes e amigos, maior liberdade para escolher os produtos de perto, com atendimento personalizado e preços baixos.

     Dando continuidade ao desenvolvimento da empresa, em 1 de Setembro de 2016 (Aniversário da Flamu arte - 58 anos), trouxemos mais uma novidade e ampliação dos nossos serviços, surgindo a loja virtual, com o intuito de oferecer ao nosso cliente maior comodidade, fazendo suas compras on-line sem que precise sair de casa, com nosso site criamos a possibilidade dos clientes fazerem suas compras e acompanharem todo trajeto da mercadoria até o seu destino final.

     "Nessa longa jornada, sempre enfrentamos os desafios apresentados, e orgulhosamente os superamos, tendo como meta À inovação sempre, nesse mercado competitivo, nunca desanimando diante das possíveis dificuldades, usando a perseverança, acreditando primeiramente em você, e em seu potencial..."


(finaliza o Sr. Roberto Viana dos Santos).